A crescente luta da minoria populacional LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros) e a aceitação por uma parcela dos cidadãos faz crescer os debates entre esses e a parcela da população que não os aceita. Logo, como consequência, essa minoria é diariamente desrespeitada, não sendo raros assim, os casos de homofobia.
A população tradicional(,) a qual não aceita as diferentes formas de afeto, assim como algumas religiões(,) que além da não aceitação dos homoafetivos, apresentam líderes e representantes como o deputado e pastor Marco Feliciano, criador do projeto cura gay, (-) o qual tem como objetivo promover um tratamento feito por psicólogos para a cura da homossexualidade (-) e o pastor Silas Malafaia (-) que é conhecido por suas manifestações polêmicas sobre tal tema(-), acabam por desrespeitar a população LGBT, e(,) com isso(,) aumenta-se o números de violência sobre contra esses, sendo o Brasil o responsável por 44% das mortes de homossexuais no mundo em 2013, segundo a ILGA (Associação Internacional de Gays e Lésbicas).
Logo, as escolas(,) em conjunto com pais e professores(,) precisam ensinar aos alunos desde pequenos a respeitar e entender que existem várias formas de afeto, exemplificando os tipos de famílias que existem, mostrando-os assim que são diferentes da tradicional, porém, são formadas com o mesmo amor e carinho, pois se aprenderem desde pequenos a respeitar, se tornarão adultos que também respeitam. Contudo, isso não é o suficiente para a redução da homofobia, por isso o Estado precisa criar, aprovar e pôr em prática leis que não toleram tolerem o preconceito, fazendo com que as pessoas que desrespeitam, paguem, seja em trabalhos voluntários, multas ou prisões.
Infelizmente, a homossexualidade ainda é vista com olhos preconceituosos por muitos, (.) alguns querem mudar essa realidade com argumentos religiosos(,) ou pior, com agressões físicas. Porém, a sociedade precisa saber que todos merecem ser respeitados.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, especialmente ao emprego da vírgula. Para evitar erros, opte por frases mais curtas e diretas. Atenção também à concordância verbal e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica. É preciso, no entanto, organizar melhor a estrutura textual, para que o raciocínio se torne mais claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |