É comum, nos dias atuais, pessoas considerarem a opção sexual de indivíduos que são homoafetivos como “modinha”, algo passageiro e que sofre influência de determinados grupos. Porém, esse é um pensamento equívoco, já que a orientação sexual de cada um vai além de algo que possa ser denominado moda.
Uma crescente onda de movimentos, como o LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), vem surgindo para combater a violência, o preconceito e a discriminação sofrida por pessoas que compõem tais grupos supracitados. Grande parte deste preconceito é oriundo de religiosos fanáticos e de famílias conservadoras, que não aceitam que uma família possa ser formada por casais de mesmo gênero. Esse pensamento retrógrado tem como consequência milhares de agressões físicas, verbais, e até mesmo mortes.
É necessário frisar, que essa é uma nação democrática, onde os indivíduos possuem livre poder de escolha e de opinião, todavia, assim como exposto na Declaração Universal de Direitos Humanos, todos, exatamente todos têm direitos iguais, independente de cor, raça, sexo, opção sexual, dentre outros, sendo proibida qualquer forma de discriminação.
Em suma, é preciso que haja leis que condenem a homofobia, que apoiem os ultrajados/oprimidos e opugnados. Entretanto, é preciso que a educação contra a discriminação comece em casa, pois assim como o pensamento do filósofo Rousseau, “o homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, os pais e a escola, devem proporcionar ao aluno um conhecimento de que nem todas as famílias são iguais, que não deve existir discriminação, mas sim uma harmonia social, onde seja livre o direito de escolha da orientação e identidade sexual. A laicidade é outro fator que deve ser reforçado, para que não exista imposição de valores religiosos de caráter discriminatório.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, coerente com o ponto de vista defendido e com argumentação bem embasada e desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |