No Brasil e em todo mundo, a diversidade sexual tem sido um tema bastante discutido(,) gerando calorosos debates em toda sociedade. Uma série de movimentos que buscam o reconhecimento e a igualdade de direito independente das escolhas sexuais são levantados e debatidos tanto pelo âmbito constitucional quanto pelo âmbito midiático.
Sendo o Brasil um Estado laico, muito se tem questionado sobre o Estatuto da Família em relação ao seu conceito ainda tradicional e patriarcal. Qualquer iniciativa que busque restringir os benefícios daqueles que não se enquadram nos "padrões" da sociedade é pautada por uma visão conservadora e religiosa. Portanto(,) as leis devem acompanhar a evolução social oferecendo condições dignas àqueles que vivem sob sua proteção. Proporcionar os benefícios legais de forma igualitária(,) independente da opção sexual(,) é um direito de todo cidadão.
Promover a discussão nas escolas sobre as diferenças sexuais possibilita a conscientização das crianças, e assim(,) futuramente, diminuir os atos de violência contra os homoafetivos. O preconceito(,) ainda muito presente na sociedade brasileira, deve ser encarado como um desrespeito aos direitos humanos e, portanto(,) deve ser repreendido por aqueles que a o praticam. Coibir os atos de homofobia e mudanças nos padrões constitucionais é necessário para que o Brasil se secularize na questão social.
Portanto, educar as crianças problematizando as questões afetivas e assegurar os direitos dos indivíduos de forma igualitária é um dever do Estado. Lutar para que a legitimidade da heteronormatividade como único padrão aceitável, seja alterada é e sempre será o caminho para que mais conquistas possam ser alcançadas e a diversidade sexual seja respeitada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |