A escolha da sexualidade nunca esteve tão intrínseca ao indivíduo quanto na atualidade. Os grupos de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT) têm influenciado bastante este contexto da escolha sexual. Esta questão, alvo de discriminação por muitos anos, ganhou (a) pautas no século XXI com algumas barreiras ultrapassadas.
O preconceito quanto à sexualidade sempre existiu, seja em relação ao marxismo*, feminismo ou aos LGBTs , que adotam estilos de vida alternativos ao seu gênero sexual. Estes últimos já foram alvos de investigação em saúde, por exemplo, ao serem considerados transmissores exclusivos da AIDS logo quando se deu sua descoberta. Além disso, esta mudança sexual já foi tida como um transtorno mental pela análise psiquiátrica, situação que foi extinta no século XX pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Após isto, a sexualidade ganhou maior relevância(,) como nos acontecimentos anuais de parada gay no século XXI, onde os movimentos LGBTs afirmam sua condição de cidadãos como qualquer indivíduo, entre outros. O ápice(,) com a legalização do casamento gay(,) bem como a permissão para a adoção de filhos por estes, em alguns países, serviu para afirmar a normalidade do homossexualismo na atualidade.
Visto isto, apesar de ganhar olhares e obter conquistas, a questão da diversidade sexual ainda tem muito que ser debatida. Para isto é valido intervir com ações de promoção da igualdade na diversidade sexual, através do respeito individual e social(,) seja na admissão em quaisquer empregos ou mesmo na convivência, sem preconceitos, em determinado ambiente. Dessa maneira será possível a definitiva integração dos LGBTs ao meio social.
Comentários do corretor
* Marxismo é uma corrente filosófica, social e econômica e seus aspectos mais conhecidos não têm relação com a questão de gênero, por isso não é correto afirmar que marxistas adotam estilos de vida alternativos ao seu gênero sexual.
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. Atenção apenas à coerência das ideias.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |