A sexualidade é um tema polêmico e controverso. Gênero, orientação sexual e papel social são conceitos relacionados a esse tema. O gênero é o sexo do indivíduo, é o que determina suas características físicas, que pode ser masculino, feminino e hermafrodita. A orientação sexual está ligada à atração que um indivíduo sente pelo outro, à afetividade e, mais profundo que isso: envolve questões sentimentais. Já o papel social é a função desempenhada na sociedade, ou, ainda, o comportamento esperado. O preconceito, muitas vezes, já começa no papel social, quando se diz, por exemplo, que um homem sensível é “afeminado” ou uma mulher que gosta de esportes é “masculinizada”.
Abordar este tema, infelizmente, ainda é visto por muitas pessoas como ensinar ou incentivar o homossexualismo. É claro que deve haver limites quando se trata de igualdade sexual. Como exemplo pode-se citar a adoção de banheiros unissex em algumas escolas infantis de Belo Horizonte e da região metropolitana. Essa atitude fere a privacidade e a liberdade das crianças, e o constrangimento é comum a meninas e meninos. Logo, o tema nas escolas deve ser tratado com muita cautela, na qual e o principal foco deve ser o respeito à diversidade e não a discussão da sexualidade dos alunos.
Assim, o papel da educação começa de dentro para fora, do lar para a escola. O diferente merece respeito e respeitar as diferenças não significa que queiram ser igual iguais. As crianças precisam saber, desde cedo, que nem toda família é igual, nem todas são compostas por pai, mãe e irmãos. Algumas vivem com suas avós, outras vivem com seus tios(,) e, há ainda, aquelas que têm duas mães, ou dois pais. O que, para os adultos pode parecer estranho, para as crianças pode soar natural.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego devido de pronome relativo.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |