Desde a Revolução Francesa de 1789 a igualdade vem sendo aclamada pelos grupos sociais oprimidos. Neste século, por exemplo, o grande debate social gira em torno do homossexualismo e a sua validade. Dessa forma, tem-se uma discussão bilateral entre os adeptos da causa gay exigindo direitos e legitimidade, e a sociedade conservadora e preconceituosa que reluta na garantia de tais direitos.
Por muito tempo os homossexuais condicionaram-se às imposições sociais sem questionarem qual posição realmente lhes cabia. Esconderam-se, negaram-se e, por muitas vezes, não se aceitaram, acreditando que essa opção sexual era, de fato, uma condição psiquiátrica a ser tratada. Diante da ocorrência de processos sociais em que outros grupos discriminados buscaram reconhecimento na forma de lei, os homossexuais foram influenciados e levados à situação atual, na qual, exigem a igualdade de direitos.
Entretanto, grande parte da sociedade limita-se a sua restrita realidade convencionada, não se permitindo nem ao (menos o) respeito por um indivíduo averso avesso aos padrões sociais. Assim, muitas vezes é preferível por para tais indivíduos que uma criança continue a viver nas ruas - ou que seja no máximo encaminhada a um orfanato -, do que ser seja adotada por um casal de homossexuais. Trata-se de uma visão de mundo extremamente preconceituosa que não deve permanecer em sociedades democráticas de defesa a à igualdade e à vida.
Infere-se, portanto, a existência de um conflito social em torno da aceitação e legitimação dos homossexuais. Por isso, para que prevaleça o princípio de da igualdade, é preciso que os setores de influência como a mídia, a escola e a família tragam esse tipo de discussão para dentro da sociedade, disseminando o respeito e reconhecimento do outro como igual. Paralelamente, o governo deve regularizar as relações monogenéricas e proteger os homossexuais do preconceito, trazendo-os à zona de igualdade jurídica. Assim, ocorrerá a valorização da democracia como fundamentadora da igualdade e o combate ao mau mal social que é o preconceito.
Comentários do corretor
Atenção à regência nominal e verbal, à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |