A escolha da opção sexual do indivíduo no mundo contemporâneo, tornou-se algo bastante recorrente. Isso porque, questões em relação a à concepção de família estão sendo reanalisadas e reconfiguradas. Mas, tais mudanças não garantem a total inclusão das pessoas que vão contra a ética comum, (e) acabam assim por gerar problemas no campo social.
Observa-se, principalmente no âmbito (do) judiciário, a ampliação de direitos dos homossexuais. Direitos esses, que foram conseguidos através da atitude de autoafirmação dos homoafetivos como cidadãos, evidenciando que a diferença sexual não os exclui de direitos inerentes a todo indivíduo, como por exemplo casar-se e construir uma família.
Porém, todos esses avanços sociais acabaram por trazer questionamentos entre grupos conservadores. Muitos fundamentalistas acham que essa mudança vai contra padrões éticos, ao trazer rupturas em um dos mais antigos padrões sociais, que é o conceito de família. Também contestam a influência que essa mudança pode ter na formação da personalidade de uma criança.
Em decorrência a (de) tal pensamento(,) surgem movimentos contra a diversidade sexual. A homofobia, apesar de diversas tentativas de ser reduzida através, principalmente, dos meios de comunicações comunicação, ainda continua frequente na sociedade, usando a lógica em que o diferente é visto de forma inferior.
Fica evidente, portanto, a necessidade da inclusão de homossexuais ao no convívio social. Através da exposição dessa diferente perspectiva adotada por eles, por meio de mecanismos de comunicações comunicação mais abrangentes a à população. Assim, apresentando a problemática aos cidadãos, o debate social se tornaria mais saudável e menos preconceituoso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido. No entanto é possível desenvolver um raciocínio melhor embasado, usando elementos da coletânea ou de outras fontes, como dados e relatos, que ajudem a ilustrar a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |