O que se tem mais visto há pouco tempo em jornais e revistas é sobre orientação sexual das pessoas, para muitos é algo novo, imoral e de muitas influências, é um tipo de atitude que não condiz com as “normas” de alguns brasileiros por consequência da religião. Será mesmo preciso punir quem tem uma escolha sexual diferente?
O Brasil é um Estado laico e todos sabem que não existe uma religião predominante, sendo assim designado (o) livre arbítrio para aqueles que escolheram seguir caminhos diferentes. A homoafetividade é um ato antigo, porém pouco discutido ou “visto” até então como algo normal na sociedade. No entanto atualmente este cenário está mudando, as pessoas estão mais dispostas a mostrar quem realmente é são e sem medo de expor seus sentimentos, incentivando quem ainda se "esconde", e de certa forma a mídia brasileira (também), como nas telenovelas.
Há quem não aceite essas atitudes, abusando da violência contra essas pessoas, achando que assim irão conseguir reverter a situação, (.) além disso, ainda tem Igrejas que dizem haver uma cura. São absurdos que não são inesperados do ser humano, pois cada pessoa tem seu modo de viver e pensar, cada um sabe o que melhor lhe convém, ninguém faz nada se achar que vai ser ruim para si, não é uma doença que precisa ser curada.
A punição existe para quem coloca em risco a sociedade, ser homoafetivo não é crime nem algo ilegal para que existam pessoas que queiram acabar com isso, (;) o que deve haver é respeito e educação para com eles, pois também são seres humanos apenas com escolhas diferentes, o que é normal para todos em vários sentidos da vida.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância verbal e de número (singular e plural), à pontuação e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados e fatos sobre o assunto, o que tornaria a argumentação mais bem elaborada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |