O Brasil é um dos países com a maior intolerância sexual do mundo. Isto se deve ao fato de que a família tradicional brasileira foi preservada durante anos, e assim, desenvolvendo-se desenvolveu-se uma ética baseada nos costumes tradicionais.
Muitos países da Europa, como a Suíça, aderiram ao casamento de pessoas do mesmo sexo, (.) lá este tipo de acontecimento é visto como a modernidade, e também ruptura dos valores medievais. Já no Brasil, os LGBTS representam cerca de 1% da população, e aproximadamente 35% interiormente não concordam com os atos carnais dos homossexuais praticados publicamente e nem com o casamento gay.
Os LGBTS têm a necessidade de “atingir” outras classes do Brasil, em evidência os cristãos. Um exemplo foi de duas lésbicas que ficaram seminuas na frente de uma catedral, e se beijaram, elas estavam com vestes de Jesus Cristo (um ícone do cristianismo).
Muitas vezes o “preconceito” sofrido pelos gays é modelado pelos próprios. No Brasil um homossexual é totalmente amparado pela lei*, ele pode dizer o que bem entender e ficará impune. Algo que gera transtorno entre a população, pois a Constituição brasileira estabelece a isonomia entre os cidadãos, e o pluralismo cultural, que deve ser respeito respeitado e não constrangido. No momento em que um LGBT tem o direito de denegrir a imagem de um cristão, ele torna este ato inconstitucional, pois a cultura cristã, assim como todas as outras. deveria ser amparada pela lei, e punir aqueles que tentam fazer atos contra a fé de cada um.
Portanto, a lei que defende o pluralismo cultural deve ser aplicada, para que a Constituição seja cumprida e nenhum cidadão se sinta constrangido pelo por um ato que é crime perante o artigo sexto da Constituição. Outra forma seria estabelecer um limite** na influência da escolha da opção sexual, em evidência nos meios de comunicação.
Comentários do corretor
* Afirmação incoerente com a realidade. Tanto que uma das causas de luta dos homossexuais é que tenham exatamente os mesmos direitos dos heterossexuais, como o casamento civil, a adoção etc, direitos estes que ainda não foram totalmente conquistados.
** Como seria essa limitação? Por que limitar a sexualidade do próximo, se a própria Constituição, como citada no texto, defende a pluralidade e a equidade? Desenvolva melhor seus argumentos e cuidado para não cair em incoerências.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, no entanto a argumentação precisa ser melhor embasada com dados e fatos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |