As escolhas sexuais diferentes dos padrões deixaram de ser um tabu. Entretanto, há uma parte da população que ainda é contra a diversidade sexual. Pode-se ver em várias telenovelas casais homossexuais que vencem barreiras que são comuns no cotidiano da vida real.
Muitas pessoas são contra o casamento e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, pela ideia ilusória de que a opção sexual destas crianças seria definida pelos exemplos dos pais adotivos. Contudo, a sexualidade é definida de acordo com a opção de cada indivíduo, independentemente da genética ou do exemplo de pessoas próximas.
Além disso, os crimes cometidos por homofóbicos muitas vezes são tão brutais que indignam e provocam grande revolta da sociedade. Diante disso, percebe-se que com o passar dos anos, a população homossexual está adquirindo direitos que eram concedidos apenas por para casais heterossexuais.
Sendo assim, é preciso conscientizar pais, que muitas vezes não aceitam um filho que esteja fora do padrão sexual aceito antigamente. Discutir sobre assuntos sexuais com jovens nas escolas e em casa é essencial, para que se possam prevenir preconceitos na vida adulta.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao uso apropriado de conectivos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma argumentação melhor embasada, com dados e fatos que ilustrem o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |