A diversidade sexual baseia-se em designar as diversas manifestações da sexualidade, sejam elas hétero, homo ou transsexual. No cenário atual apresenta-se em alta os debates sobre os homo e os transsexuais, que ao reivindicarem seus direitos(,) encontram grandes obstáculos nos "tabús" expostos por vários membros da sociedade.
No Brasil, é evidenciado são evidenciados diariamente casos de violência contra homo e transsexuais, enfatizando a omissão de leis que defendam seus direitos. Essa forma violenta de recepção é acarretada pela falta de estrutura na educação social, a qual peca ao não introduzir na grade curricular a inclusão de todas as opções sexuais, como afirmam os piscólogos e pesquisadores da área.
Em adição a essa problemática(,) aponta-se os valores das famílias conservadoras e das congregações religiosas, que denotam em grande parte sua repulsa e desaprovação quanto as às demonstrações sexuais que não sejam héteros. Assim, fica claro que o problema é o pensamento restrito e egoísta de pessoas que tendem a não respeitar o outro como cidadão.
Contudo, o governo deve criar leis que punam os agressores, e "colocar em cheque" a necessidade do cumprimento das mesmas. (,)Além, de estabelecer(,) juntamente com a sociedade(,) pactos de responsabilidade compartilhada, que visem elaborar programas de inclusão nos diversos postos de serviços públicos, ressaltando o dever ao respeito a todos os cidadãos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |