Cazuza em sua música “Ideologia” destaca como verso a seguinte frase “Ideologia, eu quero uma pra viver”. Essa afirmação nunca foi tão atual, pois a sociedade, no decorrer dos últimos anos, vem tentando mudar a ideologia de gênero estereotipada, conseguindo diversos avanços e mobilizando um debate mundial.
Devido à ampliação da comunicação, inclusive por parte da Internet, as reinvindicações reivindicações de direitos humanos no que diz respeito a à diversidade sexual ganhou ganharam palco. Um exemplo disso é o que está ocorrendo, atualmente, na Alemanha, onde os cidadãos pedem ao governo - e, até mesmo endereçam cartas contendo assinaturas de alemães famosos à chanceler Angela Merkel, - a implementação da igualdade entre o casamento de homossexuais comparado aos dos casais heterossexuais.
Já no Brasil, o movimento LGBT, sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, juntamente com a participação da sociedade, conquistou o direito de os casais homossexuais registrarem uniões estáveis.
Portanto, apesar de ainda ocorrer resistência em relação ao debate sobre o tema da diversidade sexual, os indivíduos vêm percebendo que é necessária uma mudança das ideologias pré-determinadas, uma vez que, como disse o grande filósofo grego Platão: “Onde não há igualdade, a amizade não perdura”, ou seja, caso as barreiras do preconceito não sejam derrubadas, a união entre as pessoas estará abalada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, é possível desenvolver uma argumentação melhor embasada e mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |