Respeito ao ser humano - Banco de redações


Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 05/06/2015

Status:

Corrigida
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Os problemas relacionados à diversidade sexual se baseiam na ideia de que os sujeitos desta, agem ou são diferentes entre si; daí surge a discriminação, o preconceito, a violência, etc. A cultura dos povos(,) influenciada muitas vezes pela ideologia judaico-cristã(,) confirma tal pensamento, quando condena severamente as práticas homossexuais e bissexuais(,) a citar: o casamento gay, a adoção de crianças por casais homo afetivos homoafetivos, etc.
Analisando historicamente as práticas homossexuais, pode-se perceber que eles elas sempre existiram, no entanto, na Grécia Antiga(,) por exemplo, eram consideradas comportamentos normais, assim como a heterossexualidade é considerada normal na sociedade moderna. De acordo com Sigmund Freud, o pai da psicanálise, a homossexualidade, bem como qualquer outra orientação sexual não constitui por si só um transtorno mental e nem é determinada por fatores genéticos (na maioria dos casos). Isso significa que ninguém nasce homossexual, mas ninguém nasce heterossexual também. A sexualidade do indivíduo se forma aos poucos a partir de uma série de elementos. Logo, as diversidades sexuais(,) como provou Freud(,) são extremamente naturais e saudáveis, mas as práticas sexuais (de qualquer gênero) podem sim ser problemas quando elas são consequências de outros* maiores. Isso ocorre quando um real transtorno psicológico leva o indivíduo a agir de determinada forma (geralmente acontece de maneira inconsciente). Por isso, se faz necessário consultas psicológicas (para todos) para avaliar cada situação.
Portanto, os indivíduos (LGBT ou não) devem ser respeitados pelo que são: seres humanos. Os processos judiciais relacionados a estas questões devem ocorrer de forma mais ágil e democrática, permitindo que tais pessoas consigam seus direitos sem burocracia. Ademais, tais assuntos não devem ser discutidos na mídia ou nas escolas com o tema de “respeito às diferenças” ou algo do mesmo gênero, pois na realidade eles não constituem diferenças(,) e uma vez que se pensa isso, apenas há uma contribuição para o aumento do preconceito (o mesmo ocorre em questões relacionadas ao racismo). Ao invés disso, deve-se pregar o respeito ao ser humano (algo que vem sendo perdido atualmente), pois assim, aprende-se automaticamente a respeitar todos pelo simples fato de serem iguais em dignidade. Quanto às religiões, estas deveriam conscientizar os seus fiéis sobre a naturalidade da diversidade sexual e condenar o fundamentalismo religioso (real problema social)(,) se é que elas pregam(,) de fato, o bem comum e o amor ao próximo.

Comentários do corretor


* Outros o que? Faltou clareza no raciocínio.

Atenção à pontuação, à organização dos parágrafos, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica, coerente e bem embasada. No entanto, em alguns trechos faltou clareza e coesão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente