Desde a formação da sociedade humana existem pessoas homossexuais e discussões a respeito desse assunto. Porém, apenas nos dias atuais esse debate alcançou nível global, abrangendo todas as classes sociais. A elaboração de leis das quais garantem igualdade de seus direitos quando comparados com heterossexuais, revelam a necessidade da compreensão da população em aceitar e não praticar racismo a contra essas pessoas.
A decisão de ser homoafetivo não é apenas porque o indivíduo quer ser diferente dos outros, é uma escolha tomada por inúmeras reações hormonais que o corpo realiza. Por isso, a sociedade tem o dever de respeitar a decisão do indivíduo e abolir qualquer ação de racismo a esses indivíduos. Além disso, sentir atração sexual por pessoas de mesmo sexo não é crime, portanto, não existe razão para questionamentos.
Com a criação de leis que determinam igualdade de seus direitos, os homossexuais conquistaram condições de desenvolverem atividades que até então eram concebidas apenas aos heteroafetivos. Uma delas, a possibilidade de adoção de uma criança para a felicidade do casal.
Embora ainda sejam inúmeras as discussões entre aceitar ou não os direitos e ações desenvolvidas pelos homossexuais, deve-se considerar que o ser humano tem o livre arbítrio para fazer suas escolhas, (;) além disso, as leis estão oficializando-as. Portanto, a sociedade precisa atingir uma evolução na ideia do contexto da homossexualidade, deixar de pensar nas concepções antigas a respeito da orientação sexual.
A aceitação da população a essas situações, não ocorrerá instantaneamente, sendo assim, necessária a intervenção do governo na promoção de programas que expliquem a à sociedade quais são os fatores que levam um indivíduo (a) ser homossexual, assim, conscientizando-as. Por fim, desenvolver devem ser desenvolvidas ações nas escolas para que cada criança ou jovem determine de forma racional sua orientação sexual, sem que exista influência do povo, seja ele hetero ou homossexual.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego de preposições, ao uso da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, mas é possível expor as ideias de forma mais organizada e coesa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |