A diversidade (seja ela de gênero, religião ou etnia) é sempre um assunto muito discutido, uma vez que as sociedades contemporâneas convivem com o desafio de garantir a coesão entre as diversas ideologias existentes e banir qualquer tipo de segregação e opressão. Assim, a diversidade sexual passou a ser muito debatida em diversas esferas da sociedade, principalmente na mídia e na política, que tentam amenizar o preconceito e promover a igualdade entre indivíduos hétero e homossexuais.
Um dos principais motivos que suscitam a necessidade de se discutir esse tema é são os altos índices de violência contra esses indivíduos; estima-se, por exemplo, que a cada hora um gay sofre algum tipo de violência no Brasil. Outro dado alarmante é que o país é considerado o mais preconceituoso em relação ao homossexualismo. Destarte, verifica-se que algumas ideias recorrentes até o século XX, como a de que tal orientação sexual é fruto de transtornos psíquicos, ainda interferem no modo de pensar e agir de diversas pessoas.
Outrossim, antes da invenção do cristianismo, religião predominante nos países ocidentais, a relação entre pessoas do mesmo sexo não era considerada um comportamento desviante. Na Grécia Antiga, os jovens eram orientados pelos seus mestres (os filósofos) na educação, na política e no amor. Dessa forma, as relações entre eles não só era considerada algo natural, como também era estimulada. Foi somente após a expansão do Império Romano que o cristianismo se difundiu pela Europa e a homoafetividade começou a ser vista sob um olhar crítico e discriminatório pela maioria das pessoas.
Por conseguinte, a mídia deve não somente abordar o tema em novelas e minisséries, como também discutí-lo de forma engajada nos "talk shows" e em reportagens, de modo a conscientizar a população de que o respeito deve vir acima de tudo. Ademais, cabe ao governo criar órgãos de denúncia mais eficazes, bem como melhorar a segurança pública, uma vez que a violência não só contra homossexuais poderia ser combatida se houvesse um monitoramento maior por parte da polícia e demais órgãos responsáveis. Por fim, (a) escola e a família devem agir em conjunto na formação de novos cidadãos cientes de que a oposição a uma ideia não deve engendrar atitudes violentas e opressivas e de que, independente das diferenças, todos são iguais e devem ser tratados com respeito.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |