Além do coletivo e a Igualdade entre todos os indivíduos - Banco de redações


Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 04/06/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir da década de 60, com influência da "nova esquerda" americana, há a mobilização de movimentos coletivos em defesa de minorias "vítimas da sociedade" até os dias de hoje. Apesar das boas intenções, eles não representam em totalidade a opinião dos que julgam defender e acabam gerando um conflito social para a busca (de) vantagens eleitorais políticas. É possível haver a defesa da igualdade entre todos os indivíduos ou temos que dividir a sociedade em coletivos ? 

     O indivíduo é o grande construtor de riqueza de uma nação. Há vários gênios que possuem grandes obras e empreendimentos em diversas áreas na história, mas não há um movimento coletivo que tenha construído algo de concreto.* O Comunismo é a grande referência do fracasso coletivo em construir, porém foi eficiente e ainda é na destruição cultural, política, econômica e humanitária. Mesmo que no campo das ideias tenha boas intenções e defenda a igualdade, na prática, foi responsável pelo maior genocídio** cometido em todos os tempos. Foi justamente por causa deste fracasso que a esquerda atualizou o seu discurso: em vez do proletariado, troca-se pelos negros, homossexuais, mulheres ou todo coletivo que luta pela "justiça social". 

      Apesar das boas intenções, os movimentos coletivos possuem envolvimento político e suas lideranças são indivíduos e podem se corromper, defendendo o seu próprio interesse, em vez da causa. Além de monopolizar as virtudes e considerar as "vítimas" que não os seguem como traidoras. Isso é um desrespeito e fere o princípio da liberdade de expressão, ficando ainda mais obscuro quando há um "patrulhamento do politicamente correto". O caso das novelas são é um claro exemplo da nova inquisição feita pelo politicamente correto: ao colocar personagens gays, o autor é considerado o defensor da igualdade, caso contrário, o autor da novela é taxado como fascista ou homofóbico. Ou seja, desconsidera-se o enredo da novela, virando uma agenda de movimentos coletivos. Ou ainda, por ironia, o ataque a grupos religiosos que defendem seus comportamentos e princípios contrários as às "boas intenções", sendo um direito em um estado laico, desde de que não desrespeite a escolha de cada um - muito diferente em países teocráticos islâmicos, como o Iran, ou comunista, como Cuba, em que é proibido proibida a "prática homossexual". 

      A tentativa de manipulação de dados é outra tentativa grave de banalização ao vitimísmo vitimismo, que(,) como afirmado, tem interesses políticos, sendo prejudicial a à própria vítima. A violência, por exemplo, é um problema que não apenas envolve os homossexuais, mas como toda a sociedade brasileira. O Brasil tem quase 70 mil homicídios por ano, além de alta taxa de estupro, pedofilia, roubo, corrupção. Ou seja, a alta violência não é exclusividade de um grupo, mas de todo o cidadão brasileiro.

      Apesar de não existir uma fórmula ou solução absoluta, o país que mais permitiu a liberdade, prosperidade, igualdade entre indivíduos foi justamente os Estados Unidos da América. Em sua constituição - o país que a criou -  estabelece a liberdade de escolha e de expressão. E que é possível até mesmo a criação de movimentos coletivos, que os critique como país homofóbico e machista. Que o orgulho do seu caráter importe mais que o orgulho da sua opção sexual!

Comentários do corretor


* Afirmação polêmica. O movimento coletivo de negros na África do Sul conseguiu acabar com o Apartheid. O movimento coletivo de mulheres fez e ainda faz com que as mesmas ganhem direitos que não tinham até menos de 100 anos atrás, como direito a trabalhar fora de casa, a votar etc.

** Qual seria esse genocídio? O mais famoso da história foi o cometido pelos nazistas, que não eram comunistas. Desenvolva uma argumentação mais clara e objetiva.

Atenção ao uso da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto, porém alguns argumentos ficaram subjetivos. Faltou clareza de ideias para constituir uma argumentação persuasiva.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente