São várias as discussões que circundam as relações trabalhistas no Brasil. Assim, para um pleno entendimento da temática, faz-se necessário necessária a dissertação histórica e social dessas relações e seus impactos na conjuntura atual.
Desde o encadeamento das aquisições trabalhistas a partir do Governo de Getúlio Vargas, vê-se a evolução de tais relações. No entanto, essas mudanças estão mudando* vagarosamente. Soma-se a isso, a falta de equidade entre trabalhadores contratados diretamente e os terceirizados, onde a precarização e os baixos salários são marcas que aumentam essa diferenciação.
O Projeto de Lei número 4.330, visa regulamentar o trabalho terceirizado, dando a esses trabalhadores, direitos iguais aos contratados diretamente. No entanto, a expansão da terceirização atenua as relações trabalhistas entre empregados e empregadores, aumentando a rotatividade dos empregados e, consequentemente, acentuando o número de empregados recebendo direitos trabalhistas.
Outrossim, por trás da regulamentação prevista no PL número 4330, há o ‘’olhar do lucro’’ de grandes empresários. Exemplo notório disso, são é que muitos políticos que votaram a favor do Projeto de Lei são empresários e(,) assim, podem estender seus negócios a vários outros setores que antes não podiam contratá-los por falta de regulamentação.
Diante disso, vê-se o quanto as relações trabalhistas brasileiras são imaturas. Assim, fazem-se se fazem necessárias necessita-se de leis trabalhistas que equiparem os trabalhadores terceirizados aos contratados diretamente, onde a precariedade não ocorra e que haja a equidade salarial. Também, nota-se que o Projeto de Lei número 4.330 está mais a favor de grandes empresários do que do? trabalhador, fazendo-se necessário necessária a consonância ideológica entre empregador e empregado.
Comentários do corretor
* Atenção à redundância! Mudança mudar é redundante. Seja mais objetivo e substitua palavras repetidas por sinônimos ou pronomes relativos.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto com argumentos bem embasados. No entanto é possível melhorar a exposição das ideias com objetividade, clareza e coesão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |