No período colonial do Brasil, a escravidão foi a mão de obra utilizada por grande parte dos africanos trazidos através de navios negreiros.
A relação de trabalho entre o dono do engenho e o escravo era direta, mas dependia também do tráfico de escravos, ou seja, havia uma pessoa intermediária nesse processo na venda de escravos.
Atualmente, a relação entre o empregador e empregado mudou, pois a partir da Segunda Guerra Mundial a demanda de trabalho na fabricação de armamentos bélicos consideravelmente aumentou consideravelmente. Após a Segunda Guerra, surge uma nova relação de trabalho, a terceirização. (,) Onde o empregador se relaciona indiretamente com o empregado.
Quando a empresa adota trabalhadores terceirizados, gera aumento da produtividade e lucratividade, devido a à especialização da mão de obra.
Mas para o trabalhador terceirizado, gera muitas consequências, pois o trabalho é precário, as horas trabalhadas são exorbitantes, as condições de segurança são baixas e não possui direitos trabalhistas.
Portanto, a terceirização é retrógrada(,) gerando benefícios para o empregador e malefícios para o empregado, mas mesmo assim pode ser utilizada para uma eventual crise econômica.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à coesão e clareza das frases.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar em uma discussão mais crítica e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |