A luta pelos direitos dos trabalhadores no Brasil tem seu ápice com a vinda de imigrantes no período da república velha, pois com esses imigrantes vieram diversas ideologias. Essas ideologias trouxeram uma luz ao pensamento dos trabalhadores que perceberam a importância que tinham e(,) com isso(,) começaram a lutar por seus direitos. Mas uma luta dessa magnitude dificilmente tem fim, e pode sofrer ameaças até hoje(,) como a da terceirização.
O fim da desigualdade é um desejo de quem sofre com ela e de quem a vê como um grande problema social. O que temos como exemplo na terceirização é que seus empresários faturam mais que seus empregados, sim isso é normal, mas não de uma forma tão exacerbada. A terceirização pode sim vir com os direitos dos trabalhadores, porém é temido que toda a luta por tais direitos viesse (a) ser em vão.
Os empregados terceirizados, segundo pesquisas mostradas nas grandes redes de telecomunicação, são os que mais sofrem com acidentes de trabalho pela falta de segurança. É justo que os terceirizados tenham seus direitos da mesma forma que uma pessoa com a carteira registrada na empresa em que trabalha, mas regulamentar tal ato é algo arriscado, principalmente em um país que está em processo de desenvolvimento (e) no qual temos sérios problemas com as leis.
É importante que os trabalhadores se informem de seus direitos e lutem cada vez mais por melhorias, não que se arrisquem projetos em que os direitos conseguidos até o momento sejam perdidos. Para um país se desenvolver, apostar nos trabalhadores é uma obrigação e sua segurança um dever, deve-se focar em melhorias(,) não em mudanças que agradem apenas uma parcela da população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |