O projeto de lei da Terceirização (PL 4330) vem provocando controvérsias. Ele já passou pela Câmera dos Deputados, e agora segue para o Senado. Chama-se de terceirizado, todo serviço que é contratado através de uma empresa. (,) Não tendo sendo uma relação direta entre contratante e trabalhador. Atualmente, no Brasil, é permitido apenas terceirizar atividades que envolvem meios e não fins.
Usando um exemplo simples, como uma escola, podemos fazer uma análise de como funciona essa lei hoje. Em uma escola poderão ser tercializadas terceirizadas funções como as do porteiro, faxineira, das pessoas que cuidam da administração, etc. No entanto, seu produto final não poderá ser terceirizado, que neste caso é a contratação de professores.
Porém, a há várias desvantagens nesse tipo de relação entre trabalhadores e retentores detentores dos meios de produção ou serviços. Isso é demonstrado através de uma pesquisa feita pela Central Única de Trabalhadores (CUT). Essa pesquisa foi feita com empresários. E perguntados sobre o por quê de apoiarem a terceirização, 2% respondeu que isso iria especializar melhor o trabalhador e 91% respondeu que isso iria reduzir custos. Com isso o trabalhador sairia prejudicado(,) com salários cerca de 27% mais baixos, cerca de 27%, segundo a CUT.
Além disso, com a aprovação deste projeto, aumentaria a rotatividade de trabalhadores, dando maior chance às empresas de demitir em massa, por apresentarem menores responsabilidades trabalhistas com seus funcionários.
Através do que foi exposto e é possível notar, que a terceirização representaria um retrocesso aos direitos do trabalhador. (,) Visto que, isso o prejudicaria e causaria risco de demissões, o deixando sem estabilidade. Devemos proteger nossos trabalhadores, pois eles são a fonte que sustentam nossa economia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições e conjunções.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |