Atualmente, no Congresso Nacional, discute-se sobre a regulamentação da terceirização das atividades trabalhistas. Empresas e empregados são os mais interessados no assunto. E entre prós e contras, a regulamentação é necessária para ampliar a oferta de empregos e regulamentar mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados.
Entre os benefícios que a lei pode trazer estão os menores vínculos que as empresas terão com seus empregados, diminuindo(,) assim, os gastos delas em relação aos custos trabalhistas. Além disso, as empresas também poderão terceirizar as suas atividades principais, as atividades-fim. Uma vez que, hoje, no Brasil, só se pode terceirizar atividades-meio, como no setor de limpeza e no de segurança. Com isso, caso a aprovação da lei seja efetivada, a expectativa é de que as empresas se sintam mais folgadas quanto aos seus embargos e possam oferecer ofertar mais ofertas de empregos.
Entretanto, do ponto de vista dos contras, há um entendimento que, com a aprovação da Lei, haja uma significativa perda de garantias por parte dos trabalhadores. Além de que pesquisas já feitas mostram que os acidentes de trabalho ocorrem, com mais frequência, com trabalhadores terceirizados, pois, normalmente, estes são menos capacitados e acabam por terem menores salários do que um profissional não terceirizado da mesma área.
Em suma, esse projeto de lei, que estava engavetado nas pautas do Congresso e que foi puxado para debate pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que, apesar de ser da base aliada do Governo, tem como principal opositor do projeto o PT, precisa ser regulamentado para que, em meio a uma quase recessão da economia brasileira, quando o número de desempregos começa a aumentar, as alterações possam renovar os rumos das relações trabalhistas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à clareza e coesão das ideias.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, além de demonstrar bom uso dos elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |