O mês de maio traz consigo algumas datas comemorativas, dentre elas o dia do trabalho, que neste ano de dois mil e quinze 2015 foi mais comentado que o dia das mães. A razão a maioria já sabe e discute – a tão polêmica terceirização – mas como muitos pensam(,) tal assunto não é novo, pelo contrário, desde dois mil e quatro 2004 o projeto de lei está sobre a mesa do governo, porém o ápice da discussão se dá à comemoração do próprio dia dos trabalhadores, que se mostram em sua maioria contrários à nova lei.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que terceirização é o processo pelo qual uma instituição contrata uma outra empresa para prestar um determinado serviço. Tal procedimento gera uma grande diminuição de custos com funcionários para as empresas, que só têm a lucrar com tal medida. Assim(,) evidencia-se que estes buscam apenas o benefício próprio. Mas e o trabalhador?
É certo que os trabalhadores saem perdendo e muito, com a aprovação desta lei, sabendo que as condições de trabalho dos terceirizados são precárias, com salários em média 27% menores do que os não-terceirizados que exercem a mesma função, além da jornada de trabalho ser 7% maior, ou seja, trabalharam trabalharão mais para ganharem menos, isso sem contar os direitos garantidos por lei a todo contratado(,) que também são privados aos contratados por terceiros.
Desse modo fica claro que a aprovação desse Projeto de Lei só trará benefícios para as próprias instituições. Mas(,) como resolver essa questão? Simples, primeiro basta vetar qualquer lei que(,) como esta(,) diminua o valor e os direitos dos trabalhadores, (.) em seguida(,) buscar diminuir os contratos terceirizados e criar leis para que estes possam ter os mesmos direitos dos contratados, pois uma nação só evolui quando se respeita e valoriza aqueles que a fazem crescer.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |