O trabalho é essencial na construção da cidadania, constituindo base legal à integralização entre pessoas. Logo, essas relações necessitam de normativas as quais estabeleçam ajustes, padronização, direitos cívicos e democráticos à comunidade profissional. No entanto, os benefícios atuais relacionados às leis trabalhistas, ganharam discussão com a regulamentação da terceirização, cujas propostas podem afetar as conquistas sindicais.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (DIEESE), estas diretrizes não trariam favorecimento algum - ilustrando que a situação dos terceirizados são precários é precária - com salários menores, propensos à a acidentes de trabalho e vítimas de trabalho escravo. Dessa forma, haveria um desequilíbrio social, trazendo para a população um retrocesso nacional - apagando da história os feitos do ex-presidente Getúlio Vargas, precursor das normas laborais da sociedade brasileira. Concatenando* atuações mais cansativas em postos de trabalho; desfazendo para o próximo futuro, as melhorais melhorias alcançadas e instituídas pela CLT.
Também, esse projeto aqui enfatizado, tiraria do cidadão a sensação de identidade pessoal ao seu local de trabalho, ou seja, haveria uma individualização setorista tão generalizado generalizada, que a visão de pertencimento àquele ambiente formal de atuação, não existiria, ocasionando desaceleração capitalista e(,) por fim, refletindo na produção das empresas.
Com tudo (isso), o mercado formal dos indivíduos, bem como as relações trabalhistas, seriam gradativamente restringidas - fortalecendo uma noção retrógrada à de um passado vivido nos tempos Oligárquicos do Regime Republicano. Nesse entorno, as propostas de Lei nº 4.330/2004 avivará avivarão uma amenização nas relações entre cidadãos, distanciando a concepção lógica do bem estar social pregado pela Constituição do Brasil.
Comentários do corretor
* Evite o uso de gerúndio sem necessidade, especialmente no início de frases.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao uso da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido. No entanto, é possível optar por uma linguagem mais clara e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |