O conceito de trabalho mudou sua concepção ao longo dos séculos(.) na transição da era moderna para a contemporânea, tal instrumento era visto como a força do operário na construção de bens materiais. (,)Mas que passou a ter um significado diferente por Karl Marx(.) que viu nesse objeto de estudo um instrumento “alienador”, já que o trabalhador só tinha conhecimento de uma parte da produção.
Os rumos do trabalho no Brasil tiveram uma conquista importante a partir, da criação da Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) com Getúlio Vargas na década de 30, possibilitando assim, mais garantias ao trabalhador como: seguro – desempro desemprego, auxílio-doença, salário mínimo(,) e entre outros. Em contrapartida, não houve a regulamentação da terceirização de serviços das empresas privadas pelo governo(,) em que representa nos dias atuais, o capitalismo técnico – informacional visando a maximização de resultados, reduzindo custos para o contratado.
Por consequência, esse trabalhador terceirizado tinha uma longa jornada de trabalho, com salários baixos. Por isso, é necessário necessária a discussão da regulamentação da terceirização (e) dos direitos de tais empregados, além de mais garantias para eles. Não obstante, deve-se estabelecer um percentual menor de contratação privada em apenas um único serviço, sem afetar os direitos e a quantidade de vagas dos funcionários públicos.
É essencial para o trabalhador praticar seus serviços, a determinada função, ter seus direitos garantidos por lei independente, seja contratado público ou privado. A preservação de seu bem estar físico e psicológico é o fator dele fazer bom bem seu trabalho
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto, porém o raciocínio foi desenvolvido de forma confusa. Falta clareza, objetividade e segurança na discussão sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |