O trabalho dignifica o homem, mas não foi sempre assim. Se voltarmos ao século XIX iremos lembrar os imigrantes que vieram até o país em busca de melhores condições de trabalho substituindo os escravos e recebendo por seu trabalho. Infelizmente não era bem assim, os trabalhadores não tinham nenhum direito.
Atualmente existem inúmeras leis que propiciam o trabalho com carteira assinada e dão direitos aos que o fazem, podemos incluir nestes as férias remuneradas, seguro desemprego, atendimento médico e odontológico, entre outros.
Os direitos trabalhistas são uma forma que o trabalhador tem de garantir seu futuro se algo inesperado acontecer. Diversas leis tem sido cunhadas com o objetivo de melhorar ainda mais as condições de trabalho.
Não podemos falar em leis trabalhistas sem citar a greve no estado do Paraná que vem ocorrendo devido a falhas na Previdência Social do mesmo. Os professores(,) depois de 30 anos tem de carreira têm direito a à aposentadoria recebendo um salário de acordo com o qual recebia enquanto trabalhador, mas perante as falhas os professores não irão receber esse benefício(,) por isso a greve está ocorrendo.
Os propósitos dos direitos trabalhistas dentro do Brasil são a garantia de liberdade de trabalho e opção de escolha se quer ou não trabalhar. Ao longo dos anos o Brasil tem evoluído muito e melhorado a vida dos trabalhadores, porém o que precisamos agora são cursos profissionalizantes para que jovens tenham um futuro e possam gozar dos direitos que aqui existem.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma superficial, sem se aprofundar no assunto e debater as questões e pontos de vista trazidos pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |