Após anos da implementação do modelo toyotista que visava o "just in time",estaríamos estamos regredindo ao passado,desconstruindo todas as conquistas trabalhistas até hoje.
A parcela populacional que defende a aprovação do PL 4330/04 são os empresários que obterão uma lucratividade sob essa discussão jurídica.O principal interesse da classe empresarial é a redução de custos com a despesa de seus funcionários,repassando a sua responsabilidade a outra empresa.
Há aqueles que defendem que a aprovação traria benefícios bilateralmente,já que ajudaria a empresa (a) se tornar mais eficiente com a divisão do trabalho através de pessoas terceirizadas,já que estaria contratando pessoas especializadas em tal atividade. (,) O que geraria menor onerosidade oneração ao empregador(,) tornando o custo final do produto mais baixo.A abordagem deste benefício comporta-se de forma totalmente equívoca,pois a determinação do valor final do produto não depende somente da produção,mas existem também tributos cobrados ,na situação que o Brasil se encontra com altos tributos,tal ideia não seria válida.
Dados estatísticos da DIEESE/CUT revelam que o terceirizado trabalha em média 7% a mais,a estabilidade que teriam também é menor,e se expressa de forma absurda correspondendo somente a metade do tempo do contratado(,) além de e recebem receberem um salário 24% menor.
Levando- se em consideração esses aspectos,estaríamos voltando a à década de 60 e retomando a ideia do precariado,que tem a perda de seus direitos fundamentais no trabalho,visando somente a lucratividade e interesse de mercado,desfazendo-se de anos de toda uma luta e conquista de direitos trabalhistas.A terceirização,só eximirá a responsabilidade dos donos,deixando os funcionários vulneravéis a acidentes trabalhistas,sem assistência médica,salários menores, (;) isso não é progresso,a aprovação dessa lei seria o retorno a um passado obscuro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio melhor estruturado e mais abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |