Atualmente, a educação é vista como um dos fatores de ampla importância para a formação dos cidadãos. No Brasil, estima-se que cerca de 8,6% da população é analfabeta, incluindo jovens menores de 18 anos. Dessa maneira, o analfabetismo influencia no aumento da criminalidade.
A taxa de jovens infratores da lei só tem aumentado, tendo crescido também, a sede da diminuição da maioridade penal. Porém, a desagregação familiar contribui para a formação de um jovem agressivo. O envolvimento com drogas, por sua vez, exerce uma ampla influência entre os menores, cujos estão em formação ego-personalistica.
Fica claro que a sociedade desempenha uma vasta atuação entre os jovens. Na maioria das vezes, crianças extremamentes vulneráveis, em consequência da rejeição social, se refurgiam na marginalidade e iniciam a prática de consumir drogas. Desse modo, a sociedade deverá interferir na biografia do indivíduo.
É necessário, levando em consideração esses aspectos, que o governo apresente projetos motivadores para o jovem. A escola, por sua vez, deve atuar de forma correta na educação juvenil, para que não seja necessária a punição dos adultos, segundo Pitágoras.
Comentários do corretor
O tema proposto pelo Bando de Redações neste mês de maio foi "rumos das relações trabalhistas no Brasil". O tema abordado aqui foi proposto em um mês anterior. No Enem e em vestibulares, fuga ao tema zera a redação. Atenção ao tema proposto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |