As entidades populares e trabalhistas brasileiras sofreram o seu maior golpe, desde o fim da ditadura , no projeto de lei (4.330), aprovando a flexibilidade da terceirização na Câmara dos Deputados. A CLT virá a ser desconstruída com o avanço empresarial no Congresso Nacional mais conservador (desde) da restaurada restauração (da) democracia de 1885.
Em geral, a lei vigente tem pontos positivos. No Brasil. a terceirização da atividade-meio é legalizada ,pois isenta custos para a empresa e , por consequência, abarata torna mais barata a oferta de serviços e produtos à população , ao contrário da atividade-fim que(,) se tercerizada(,) só beneficia aos patrões. Numa escola(,) por exemplo, há serviços auxiliares imprescindíveis como limpeza e segurança ,atividades-meio, a qual as quais a terceirização barateia custos para o dono dos meios de produção e o consumidor , só que a terceirização de um professor , atividade-meio fim, é central para o ensino educacional(,) tornando-se essêncial essencial para a empresa dominar a esfera do conhecimento ao invés de tereceirizá-la somente para alívio financeiro.
Esse fator interfere nos benefícios do trabalhador e sua relação com o empregado. A fraca fiscalização e fragilidade desde deste tipo de empregado implicará em salários ainda mais baixos , devido a à maior oferta da mão de obra(,) bem como nas condições de semiescravidão encontradas, em boa parte, nos empregos terceirizados. A negociação do cumprimento das leis trabalhistas entre empregado e patrão tornarar-se se tornará mais dificultosa difícil(,) ao passo que o funcionário passará por duas instâncias - empresa contratada e contratante- para resolução dos conflitos.
Fica evidente , portanto , a incerteza gerada quanto a à questão da terceirização no Brasil e as chagas abertas nas conquistas trabalhistas varguistas. Os impasses entre funcionário e patrão não se resolvem enfraquecendo uma das partes, mas sim no alívio da carga tributária brasileira sobre os produtos e o fortalecimentos das leis de âmparo amparo ao trabalhador.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais objetivo, crítico e coeso.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |