A terceirização tem como principal foco diminuir custos, fazendo mais com menos, mantendo a empresa contratante focada no em seu negócio principal da empresa.
Em um ambiente de alta competitividade, estar em primeiro lugar, obter maiores receitas com baixos custos, é o intuito de qualquer empresa de qualquer ramo, porém é difícil manter esse pensamento quando opta-se por manter uma empresa totalmente verticalizada e dependente de variados processos e procedimentos, fora o foco principal da empresa que lhe gera produtividade, rentabilidade e giro de mercado.
Quando se fala em questões de cálculos, questões monetárias e afins, não se trata o funcionário como um ser humano, e sim como número, um meio alternativo e descartável, (.) a terceirização de processos comprova esse pensamento, quando uma empresa opta por horizontalizar seus processos, reduz seu quadro de funcionários, contrata uma empresa terceira que presta os mesmos serviços por um valor bem menor aos custos de mão de obra e encargos que antes eram pagos, reduz os benefícios e exige mais esforços dos trabalhadores terceirizados.
É notável que os maiores prejudicados com a terceirização são os funcionários de nível proletariado, mensalistas, que se veem muitas vezes desempregados ou tendo seus salários reduzidos devido a à ganância capitalista que visa somente o lucro, esquecendo que além do capital existem vidas, (.) o governo tem principal responsabilidade e tem como papel intervenção intervir em leis que regularizão regularizem a terceirização de funcionários e (evitem a) diminuição de seus respectivos benefícios, pois se existe algo a ser reduzido no Brasil são os impostos que permeiam a economia e barram o crescimento do país.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente com o ponto de vista defendido,além de demonstrar uma argumentação bem embasada e que aproveita bem os elementos da coletânea. Atente-se, no entanto, à coesão e organizaçao das ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |