Com o Projeto de Lei n° 4330/2004, o mês de maio, marcado pela celebração do Dia do Trabalho, será consumido com diversas discussões acerca dos rumos que as relações trabalhistas no Brasil podem tomar. Isso porque, o projeto tem como objetivo liberar a terceirização para as atividades-fim das empresas, o que pode ocasionar em uma grande mudança no atual sistema de trabalho vigente no Brasil.
Segundo seus responsáveis, os principais objetivos do PL 4330 são aumentar a oferta por empregos, diminuir a burocratização na hora de contratar funcionários e aumentar os direitos dos trabalhadores terceirizados, esses que correspondem hoje a cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil.
Entretanto, para grande parte da população, esse projeto é apenas mais um meio para empresários aumentarem seus lucros. O que comprova tal pensamento é o fato de que os terceirizados recebem salários mais baixos e possuem menos benefícios do que os trabalhadores de mesma função, porém que não são terceirizados, sendo assim, o custo pela mão de obra para as empresas será reduzido.
Outra grande preocupação é que esse projeto poderá acarretar no reajuste dos direitos e salários dos funcionários, diminuindo-os. A explicação para isso é que, com a liberação da terceirização das atividades-fim, as empresas terão a opção de contar com funcionários mais baratos em detrimento dos que já exercem funções, esses que, para não perderem seus empregos(,) terão de acatar as medidas propostas.
Com isso, o correto seria que esse projeto fosse revisado, retirando do mesmo propostas que podem dar brechas para a redução dos direitos que a população lutou por tanto tempo para adquirir(,) e inserir propostas para aumentar os direitos dos terceirizados, sem que prejudique os outros trabalhadores da sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |