Desde a revolução industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII até a discussão da regulamentação da terceirização no Brasil atual, houve muitas conquistas dos trabalhadores. Contudo, tal regulamentação está causando uma grande controvérsia em relação a sua aprovação pelo governo brasileiro. Os trabalhadores em todo o mundo(,) ao longo dos séculos(,) venceram muitas batalhas, mas ainda falta muito para conseguirem um verdadeiro trabalho digno.
A aprovação do polêmico projeto de lei 4330(,) que visa a regulamentação da terceirização no Brasil(,) está causando calorosas discussões no congresso e na mídia. Os favoráveis à aprovação afirmam que a regulamentação traria benefícios para os trabalhadores terceirizados, já que eles correspondem a uma grande parcela da classe operária brasileira e que contribuem significativamente para o crescimento do país.Com uma mão de obra mais barata e com um baixo custo para as empresas. Sem deixar de dizer que eles são maioria dos acidentados e mortos no ambiente de trabalho e requerem um direito que os protejam desse triste índice.
Entretanto, outra parcela da sociedade acredita que a regulamentação dos terceirizados causaria uma grande demissão em massa de trabalhadores diretos, já que estes custam mais aos empresários. Esse “medo”, e as incertezas do que realmente aconteceria com a aprovação da lei, é o que causa divergência entre setores da sociedade como os sindicatos, que temem perder força com a lei.
Por fim, permitir a terceirização apenas para atividades não essenciais às empresas, assim como extensão de direitos para os terceirizados em caso de acidentes e seguro desemprego, seriam alternativas justas. O importante e é que os trabalhadores diretos ou terceirizados acabem sempre conquistando seus direitos trabalhistas tão batalhados.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |