Terceirizar ou não, eis a questão! - Banco de redações


Rumos das relações trabalhistas no Brasil

Enviada em: 11/05/2015

Status:

Corrigida
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Muito se discute acerca do projeto PL 4330(,) referente à terceirização de serviços. Entretanto, ocorre resistência contrária a à aprovação dessa lei, por parte de muitos trabalhadores.

Nesse cenário, dúvidas, medos e incertezas tomam conta de quem teme perder seus direitos já conquistados. Por exemplo, para reduzir seus custos, existem empresas de pequeno e grande porte que deixam de contratar trabalhadores diretos pela empresa para contratar terceirizados. Porém, além de substituir um empregado direto,um funcionário terceirizado tem, comprovadamente, seu salário reduzido em comparação à a um trabalhador que não é terceirizado.

 Dessa forma, outro agravante ocorre devido a à precariedade relativo relativa a à falta de estrutura e fiscalização adequada, levando  a à baixa qualidade dos serviços prestados.

Ademais, visto que até o TST ( Tribunal Superior do Trabalho) já se posicionou contra a PL 4330, alegando que tal projeto não seria benéfico para a população, causando, entre outras coisas, a redução de inúmeras conquistas da classe trabalhadora.

De modo que, para se obter a aprovação de tal projeto, é necessário considerar a posição da maioria da nação brasileira. É imprescindível que, antes de qualquer decisão, seja feito a realização de sejam realizados muitos debates, analisando os prós e contras.

Reuniões com empresários e funcionários, bem como toda classe trabalhadora, por meio da colocação de seus pontos de vista, também são de extrema importância.

Em fim Enfim, a conclusão para a aprovação ou não dessa lei, deve ser embasada na vontade do povo(,) que com certeza sabe o que é melhor para si e para todos!

 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao uso da crase, à concordância verbal e à objetividade nas frases.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente com o ponto de vista defendido, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e coeso sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente