Durante o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, o capitalismo estruturou-se como sistema econômico. Onde interesses capitalistas sobressaem aos dos trabalhadores, sendo assim, fomentando e fomentam as desiguais relações trabalhistas; que serão agravadas com a regulamentação da terceirização.
O Projeto de Lei nº 4.330, Lei da Terceirização, marca o retrocesso dos direitos trabalhistas. Trazendo aspectos nocivos não só para os trabalhadores, mas também, à sociedade brasileira. Pode-se terceirizar todos os setores de uma determinada empresa, segundo a nova lei, assim diminuindo os empregos fixos e a estabilidade dos mesmos.
Uma vez que há rotatividade de funcionários, (há a) dificulta dificuldade de a organização coletiva em prol de melhores condições de trabalho. (,) Além de aumentar os riscos de acidentes devido a à falta de segurança, pois empresas de menor porte não possuem as mesmas condições econômicas e tecnológicas que as multinacionais.
Outra preocupação é o aumento do preconceito. Segundo dados da Central Única dos Trabalhadores(CUT), a maior ocorrência de denúncias de discriminação está nos setores terceirizados. Onde Esses empregados são vistos como trabalhadores de “segunda classe”. (,) (o que) Afetando a autoestima dos funcionários, seu desempenho e relações sociais. Ou seja, nada tem de moderno na regulamentação dessa lei(,) como alegam seus defensores. Mas sim, redução de custos empresariais.
Portanto, é necessário indagar os verdadeiros beneficiados com essa regulamentação. (,) Para que não haja precarização dos direitos trabalhistas que foram conquistados por meio de greves e lutas sindicais. (,) A fim de assegurar a dignidade do trabalhador brasileiro para que possamos construir uma sociedade mais igualitária.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância verbal, ao uso da crase e à coesão.
O texto aborda o tema proposto de forma crítica e coerente com o ponto de vista defendido, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais coeso e bem desenvolvido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |