Vivemos em uma sociedade do terceiro milênio, através do qual na qual o trabalhador usufrui de inúmeros direitos e deveres assegurados por lei, porém nos séculos passados o trabalhador era explorado e imposto a uma carga horária de trabalho desgastante e sub-humana.
Na Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, sucedeu um êxodo da população, moveram-se da zona rural para a urbana, aonde viriam a trabalhar em grandes indústrias. Vale resaltar que toda a sociedade era imposta a trabalhar, desde crianças á a idosos(,) e de ambos os gêneros, mas havia uma desigualdade em relação ao capital ganho pelo mesmo trabalho realizado, homens recebiam a maior quantia, seguido por mulheres, idosos e crianças.
É nítido que muitos brasileiros trabalham muito e recebem pouco pelo trabalho efetuado, este é um conceito desenvolvido por Karl Marx, denominado “Mais-Valia”, através do qual o proprietário da indústria obtém um amplo lucro à custa do empregado explorado. Além disso, encontramos nos dias atuais, indivíduos que ainda são submetidos ao trabalho escravo, estes são ludibriados com propostas de emprego caluniosas e depois são coagidos a realizá-lo sem serem remunerados.
Cabe ao governo junto com a polícia federal do Brasil, investigar abusos ao trabalhador, e punir severamente com multas e encarceramento aqueles que não executam as leis trabalhistas corretamente. Desse modo, os cidadãos viveram viverão em plena harmonia com o emprego que executam, além de receber precisamente, tudo que é lhes fornecido em lei.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o ponto de vista defendido, no entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico sobre o assunto, explorando melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |