A luta pelos direitos trabalhistas percorreu uma grande trajetória que tem grande parte dela situada no século passado. Foi Getúlio Vargas, em 1943, que implantou algumas leis que vigoram até hoje, como: salário mínimo e a consolidação das Leis do Trabalho (CLT). E a terceirização vem como uma perda desses (direitos) até então adquiridos. O projeto de lei nº 4.330/2004 visa a terceirização de atividades-meio fim**, o que acarretaria a terceirização de todos os serviços de uma empresa(,) e com isso acaba se tornando um dos maiores medos dos trabalhadores brasileiros.
A terceirização para as empresas se torna uma vantagem enorme, pelo fato dos direitos dos empregados não serem cobrados diretamente para a empresa. Hoje os que lutam pela PL 4330, ser aprovada são esses empresários, já que alegam que esta viria para regulamentar a informalidade de vários trabalhadores. Mas essa lei atingiria toda a população.
Para os trabalhadores esse projeto é um inimigo, já que com a terceirização os salários são mais baixos e trabalha-se muito mais. Também há o fato de que o risco de demissão é bem maior. (,) Além dos direitos trabalhistas não serem tantos quanto os atuais. (,) Fazendo com que aumentando a preocupação da população aumente.
Enquanto os empresários lutam pela aprovação da lei, os trabalhadores lutam para que a mesma não seja aprovada. A maior preocupação hoje perante a PL 4330 é o fato da perca perda de direitos trabalhistas que demorou demoraram tanto tempo para serem elaborados e favorecerem o trabalhador brasileiro, que é o combustível da nação.
Comentários do corretor
* perda
** A terceirização de atividades-meio já é permitida, como nos casos de contratação de empresas terceirizadas de limpeza e de segurança. A proposta agora é poder estender este modelo de contratação para todas as atividades da empresa, inclusive as principais, ou chamadas "atividades-fim". Leia a coletânea com atenção. A boa compreensão da mesma é fundamental para a escrita de um texto coerente.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à coesão e coerência e à concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |