Desde a Revolução Industrial até os dias de hoje, a relação entre empregadores e empregados vem melhorando - com direitos e deveres para ambos os lados. O Projeto de Lei nº 4.330/2004, que versa sobre a regulamentação da terceirização do trabalho, foi aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e segue para discussão no Senado(,) que também deve aprová-lo, já que essa medida trará dignidade aos empregados terceirizados e novas alternativas aos empregadores.
Os funcionários terceirizados sofrem discriminação da sociedade e, normalmente, não têm acesso - por exemplo - aos serviços de alimentação e ambulatório da empresa contratante. Por isso, a referida lei visa corrigir esses problemas e, além disso, obrigar a empresa contratante a fiscalizar a contratada, diminuindo o risco, por exemplo, de um funcionário terceirizado não receber os direitos trabalhistas. Os trabalhadores vêm se mostrando favoráveis à regulamentação conforme recente pesquisa do instituto GPP em que 83,8%, do total de 801 trabalhadores, acham que a regulamentação é positiva.
As empresas, atualmente, só podem terceirizar serviços de atividade-meio como, por exemplo, segurança e limpeza. Entretanto, a nova regulamentação permite também a terceirização da atividade-fim – a principal – garantindo, assim, maiores possibilidades aos empregadores e a certeza de que estarão cumprindo a lei caso escolham terceirizar a sua atividade principal. Por outro lado, alguns críticos à regulamentação dizem que as empresas demitirão seus funcionários e contratarão terceirizados. Todavia, não se pode generalizar. Uma empresa de tecnologia com informações confidenciais, por exemplo, não poderá terceirizar a sua atividade-fim por questões de segurança da informação.
Portanto, a regulamentação da terceirização valorizará os funcionários terceirizados. Ademais, as empresas terão mais ferramentas à disposição e uma segurança jurídica maior, contribuindo, assim, para o crescimento do país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, bem desenvolvida e coerente com o ponto de vista defendido. No entanto, é possível explorar melhor a coletânea e desenvolver uma contra-argumentação mais abrangente em relação ao ponto de vista contrário ao seu.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |