As relações trabalhistas do Brasil vêm se modificando há muito tempo, e tomou tomaram grande proporção no ano de 1943, com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que visam a garantias dos direitos dos trabalhadores.
A busca pelos direitos do cidadão no Brasil está cada vez mais frequente, podemos tomar como exemplo os professores, que anualmente fazem greves buscando um reajuste salarial, por não acharem justo o que estão recebendo. Com isso ocorrem os conflitos trabalhistas que envolvem organização e sindicato representativo de seus empregados.
Há também os que não buscam os seus direitos por não conhecê-los ou por não terem alternativa de buscá-los. E isso acontece principalmente no Brasil; que apresenta: baixos salários, pressões e exploração por parte do empregador. O empregado acaba se submetendo a situações abusivas que denegri denigrem com a própria imagem. Não tendo alternativas por causa das péssimas condições(,) as vítimas acabam sendo obrigadas a suportar as pressões sofridas.
No Brasil a busca pelos direitos trabalhistas, evoluiu de forma gratificante, mas tem muito que melhorar para a desigualdade e injustiças acabarem. Deve haver criação de leis que beneficiam os trabalhadores, ajudando-os a trabalharem dignamente.
Comentários do corretor
*dos
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à regência nominal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |