O dia 1ª de maio é aceito em diversos países como o dia do trabalhador ou dia do trabalho devido a intensas manifestações e revoltas trabalhistas ocorridas nos Estados Unidos a partir desse nesse dia. No Brasil(,) o dito dia foi marcado por discussões relativas ao projeto de lei que regulamenta a terceirização de funcionários, prática na qual uma empresa terceiriza funcionários de outra empresa. A regulamentação dessa prática promoverá um avanço nas relações trabalhistas no pais.
Tal prática reduz significativamente a burocracia para a empresa contratante. Isso porque a terceirizadora assume quase todas as responsabilidades legais sobre o funcionário e a contratante faz um único contrato com a terceirizadora. Assim(,) facilita-se muito a contratação de trabalhadores sazonais, e, para as empresas pequenas, facilita-se a gestão das férias pela substituição do trabalhador por outro.
A intensificação da prática da terceirização de funcionários favorece também a alternância de funções para o funcionário, já que esse não tem vínculos fortes com o local onde trabalha (tem apenas com a terceirizadora), podendo ir trabalhar em outro lugar sem grandes dificulades. Isso é vantajoso para o trabalhador(,) porque desse modo ele especializa-se em diversas funções e trabalhos, adquirindo mais experiência.
Por tudo isso, persebe-se percebe-se que a terceirização é vantajosa para o Brasil(,) já que pode facilitar a contratação de funcionários, formar trabalhadores mais experientes e aptos, favorecendo o mercado de trabalho. Porém, mudanças desse tipo devem ser feitas com cautela para que não sejam feridos ou perdidos os direitos trabalhistas obtidos desde a era Vargas.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, a discussão ficou superficial, sem rebater os principais argumentos contrários à ideia defendida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |