A terceirização, passou a existir, durante a crise econômica de 1970, onde quando houve uma série de acontecimentos, como a queda da produção e no valor do lucro, que influenciou o começo de um problema fiscal nos Estado Unidos. Consequentemente, ocorreu um aumento nas taxas de inflação, devido aos compromissos assumidos pelo Estado de Bem-Estar Social e houve também a crise a petróleo. Todos esses fatos prejudicaram grandemente o capitalismo,na sua manutenção de lucro.
Na época, uma das souluções foi a teoria neoliberal de Eiji Toyoda, que visava flexiblizar, enxugar a produção e a mão de obra, produzir de acordo com a demanda e o mercado e, por fim, a terceirizar. Atualmente, no mercado de trabalho, predomina-se a presença massiva de emprezas empresas terceirizadas, cujos trabalhadores recebem salários mais baixos, em empregos que não ofereçem oferecem as mesmas garantias das empresas tradicionais.
Se naqueles anos, o capitalismo, com a terceirização, pretendia somente obter o lucro e a redução de gastos, com tal iniciativa, atualmente não seria diferente. Os terceirizados são os empregados que mais sofrem acidentes no ambiente de trabalho. Sendo regulamentada a proposta, as empresas contratantes não assumiriam nenhuma das responsabilidades trabalhistas.
O Estado teria menos arrecadação e mais gasto, visto que, a ampliação da terceirização provocaria uma sobrecarga adicional ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Logo, os únicos que se benifíciariam beneficiariam da aprovação seriam os empresários. As lideranças sindicais trabalhistas são contra execencialmente essencialmente contra, tendo em vista, os fatos apresentados e muitos outros. É necessário, rever também os inúmeros casos de terceirizados que vêm enfrentando dificultades dificuldades na justiça.
Comentários do corretor
*Terceirização, desde a crise econômica de 1970 até os dia até os dias atuais
Atenção ao uso devido de pronomes relativos, à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver melhor a argumentação, explorando os elementos da coletânea.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |