Desde a terceira década do século XX, o Brasil passa por grandes mudanças estruturais, pois, ele acabara de entrar em um processo de transformação, migrando de uma economia tipicamente agrária para dar ênfase à industrial.
Foi um período de grandes transformações no meio trabalhista, haja vista, que os trabalhadores conquistaram um dos grandes projetos da Era Vargas: A Consolidação das Leis do Trabalho. (,) Conjunto de leis que regulamentou os direitos do trabalhador.
No decorrer das décadas, os grandes empresários se especializaram, criando meios de driblar os altos custos com a mão de obra. Foi nesse contexto, que emergem as empresas ditas como: terceiri-zadas terceirizadas. A prática da terceirização se tornou imprescindível no meio empresarial, afinal, qualquer evento ocorrido com o trabalhador fica sobre responsabilidade da empresa que o contratou. Desse modo, acabou surgindo uma cadeia de empresas com sucessivas terceirizações e, no limiar da cadeia quem fica é o trabalhador.
Na cadeia alimentar animal, quanto maior for a cadeia(,) menor será o nível de energia no final. Se tratando de empresas, quanto maior o nível de terceirização(,) menores será serão os direitos do trabalhador. As pequenas empresas são pouco visadas pela fiscalização, como consequência pagam os menores salários, é grande o número de acidentes e o empregado é constantemente explorado pelo empregador.
Como visto, os problemas da terceirização são muitos, as grandes empresas devem atuar em conjunto com as terceirizadas, a terceirizada deveria cuidar da gestão do empregado, já as grandes empresas é que seriam a contratante, assim, o trabalhador teria respaldo pois a contrante seria obrigada a exigir uma boa gestão do empregado, afinal, ele está sobre sua responsabilidade. Ademais, o Governo brasileiro deve restringir o nível de terceirizações para que não se forme uma cadeia e ,dessa forma(,) não saia do controle da empresa principal.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica e coerente. No entanto, é possível explorar melhor os elementos da coletânea, para embasar a argumentação e torná-la mais persuasiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |