Os impasses que norteavam os conflitos entre os primeiros patões e empregados da história, são os mesmos que colocam em risco, no Brasil, as relações trabalhistas atuais. As discussões são em detrimento dos direitos e deveres do trabalhador, que continua a ser enxergado como mero objeto para a obtenção de lucro.
Com a recente aprovação, na Câmara dos Deputados, da terceirização, as relações entre empresa e empregado ficam ainda mais distantes. O vínculo de trabalho diminui e o trabalhador é reduzido ao quantitativo, como uma máquina, que está ali, enquanto é viável.
O significado disso para o empresário é lucro. O serviço terceirizado é vantagem, pois não existe relação direta com o empregado, as responsabilidades com folha de pagamento não existem, acidentes de trabalho, greve, treinamento, recrutamento e demissão ficam a critério da empresa contratada para fornecer mão-de-obra.
O desequilíbrio na relação trabalhista, denota que haverá benefícios apenas a um grupo que já é detentor de “poder”, os patrões. Direitos da maioria, outrora, conquistados com tamanho esforço, não devem ser reduzidos aos caprichos de uma minoria, que almeja enriquecer às custas do trabalhador.
Portanto, a desvalorização do trabalhador é o mal da sociedade capitalista. O Estado deve mediar tais relações com justiça, deve garantir representatividade da classe trabalhadora e também ouvir propostas da classe. Com relação ao meio empresário empresarial(,) e é viável oferecer benéficos benefícios fiscais as às empresas que cumpram com as normas trabalhistas, que reduzam o número de processos por acidentes de trabalho e que desenvolvam projetos de formação ou treinamento profissional.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |