O Ludismo do século 21 - Banco de redações


Rumos das relações trabalhistas no Brasil

Enviada em: 07/05/2015

Status:

Corrigida
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     No século 19, a então classe de operários ingleses se revolta contra as miseráveis condições de trabalho e o desemprego gerado na época, esse movimento foi então batizado de Ludismo. Atualmente, para que se evite a desorganização e a perda do controle sobre o meio trabalhista nacional, fora lançado o Projeto de Lei nº 4330 com o intuito de terceirizar a força de trabalho brasileira.

     A terceirização da a qual o projeto se refere seria uma nova organização na relação patrão e empregado. Com ela, o empresário ou a empresa não contrata um funcionário, mas admite uma firma que é especializada em fazer o serviço do qual se necessita. Assim, ao invés do contratante remunerar o trabalhador, aquele paga para a empresa (em) que esse trabalha, dessa forma, o responsável pelo repasse de salário e cuidados como férias, décimo terceiro e outros benefícios relacionados, passa a ser a companhia que fornece os serviços terceirizados e não mais o contratante do serviço.

     De fato, terceirizar aqueles que compõe a população economicamente ativa traz benefícios para ambos os lados. Para o empresário, a “dor de cabeça” e a “correria” por conta de acertos com funcionários já não será mais necessária. Do lado do trabalhador, uma porção de benefícios será assegurada, pois o Projeto 4330 -que está em tramitação pelo Congresso-, tem como base fundamental a seguridade de todos os direitos trabalhistas, assim, se aprovado, fatores como o trabalho informal ou a ameaça de se perder o emprego sem qualquer benefício já não mais serão realidade dos trabalhadores tupiniquins.

     Partindo desses ideais, notamos que a futura lei cai como uma luva para aqueles que sempre buscam por mais direitos e regalias dentro do seu ambiente de trabalho. Quando se valoriza aqueles que com braços e ferramentas constroem a nação, se tem profissionais motivados a construir e a compor um futuro melhor, e assim, valorizados, os trabalhadores não precisarão apelar para um novo Ludismo no século 21.

Comentários do corretor


Atenção à objetividade, à regência e à coesão.

O texto aborda o tema proposto, porém nota-se uma leitura superficial da coletânea, o que levou a um debate unilateral, sem contraposição a argumentos contrários.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente