No início das revoluções industriais, o trabalhador foi muito desvalorizado, (.) na idade contemporânea atual, os trabalhadores têm seus direitos(,) pouco abrangentes(,) mais mas os tem, (.) pensando nisso(,) transita na Câmara dos Deputados um (projeto de) lei referente (a) eles, com isso a nação indigna-se aos valores atribuídos aos ricos, enquanto que os cidadãos clamam por mudanças.
Primeiramente, o uso do empregado como uma dignidade adquirida ao longo do tempo é algo a ser adicionada adicionado, porém a lei da terceirização que burla esses e outros paradigmas, com o intuito principal de aumentar a oferta de emprego, mas não estabelecendo um visão de risco que a empresa contrate terceirizados e não crie vínculos trabalhistas para com eles, extinguindo assim seus direitos e favorecendo seus contratantes.
Tantas lutas, mortes e desrespeitos na história dessa nação com relação aos proletariados, para que uma lei favoreça aos grandes burgueses, (.) um Brasil totalmente terceirizado(,) assim que o governo (o) quer ele, para que os o respeito seja extinto, e a centralização tome conta do país, e lamentável que capitalistas ricos ganhem mais uma guerra.
Portanto, o desenhamento desenho de uma nação social próxima ao que chama-se de democracia, está muito distante de do atual panorama político-social brasileiro, (.) leis privilegiando o trabalhador devem ser legisladas, de forma que ela não favoreçam um lado em questão*. As mudanças só iram irão acontecer quando toda uma sociedade mobilizada pelo ato democrático for a à luta.
Comentários do corretor
* Frase incoerente. Se a lei favorece o trabalhador, ela favorece um lado da questão. Atenção à coerência e clareza das ideias.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém falta objetividade, clareza e coerência na argumentação. Organize melhor suas ideias, explorando os elementos da coletânea como base para a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |