Dois “Brasis” e direitos iguais - Banco de redações


Rumos das relações trabalhistas no Brasil

Enviada em: 06/05/2015

Status:

Corrigida
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O Brasil passa por uma fase de grandes reformas políticas, com a criação de diversas leis que facilitem facilitam e melhorem melhoram a atual situação do nosso país, dentre as principais estão as melhorias dos direitos trabalhistas, que começou com a criação da lei que regulamentasse a situação das empregadas domésticas, e atualmente tem-se discutido discute-se a melhoria das condições de trabalho para os empregados terceirizados.

Com a expansão da revolução industrial ocorrida no século XIX, teve-se houve um aumento significativo em busca de trabalhadores para que pudessem suprir a necessidade das empresas, (.) iniciou-se, portanto, uma fase de grandes reformas nas leis trabalhistas, propostas inicialmente por filósofos como Karl Marx(,) um dos primeiros a discutir os direitos trabalhistas.

Com o início do governo de Getúlio Vargas, o trabalhador garantiu direitos significativos, porém não o suficiente, (.) tem-se, () portanto, (o) início de grandes movimentos e debates que visam melhorar as condições dos trabalhadores brasileiros. Atualmente no Brasil, a maioria das empresas adquirem seus trabalhadores por meio da terceirização(,) um meio ao vê dos grandes empresários de ficarem livres de pagarem direitos trabalhistas(,) como por exemplo seguro desemprego, (.) estudos mostram que 8 em cada 10 empresas possuem empregados terceirizados, e a maioria dos acidentes de trabalho ocorrem entre os trabalhadores terceirizados.

Portanto, tem-se um caminho muito longo a percorrer, para que os trabalhadores brasileiros tenham direitos iguais, muitos degraus já foram superados, contudo, as grandes diferenças entre os direitos trabalhistas continuam, (.) cabe ao governo criar e atualizar leis que garantam que esses dois “Brasis” que vivemos hoje se tornem o Brasil com direitos iguais a todos os trabalhadores.

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Atenção à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais crítico sobre o assunto, explorando melhor os dados disponíveis pela coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente