É de conhecimento geral que o objetivo do PL 4330/2004 foi o de regulamentar as atividades desses 12 milhões de trabalhadores e de outros tantos que poderão ser inseridos ou recolocados no mercado de trabalho por meio de uma atividade terceirizada. Mas do que adianta colocar tantos milhões de pessoas no mercado de trabalho se eles não terão salários dignos, com uma desigualdade de direitos trabalhistas enorme? Se terceirizados(,) os trabalhadores serão explorados, somente para o lucro da empresa, será que isso é solução?
O PL 4330/2004 vai nos levar ao mercado de trabalho, vamos ser “empregados”, mas sem um contrato direto com as empresas, com várias empresas virtuais que, não estão dando realmente valor pra quem foi contrato contratado, a responsabilidade delas são é subsidiárias, pois as empresas que contratam vão lucrar e muito! Mas os contratados estarão com uma desigualdade social enorme, eles serão explorados, sem uma base boa para sua produção, pois (a) maioria dos acidentes de trabalho acontece com terceirizados, que não têm atenção suficiente dos empresários e acabam ficando de mau jeito no seu emprego.
Por isso tudo é imprescindível que todos se conscientizem de que o rumo em que as relações trabalhistas do nosso país estão levando está tomando é implausível e lamentável, pois o egoísmo (das empresas e das pessoas que irão lucrar com isso) está tomando conta dessas relações e os trabalhadores explorados, terceirizados, estão cada vez mais agredidos com essa decisão. Esse não é o futuro que eu* quero viver.
Comentários do corretor
* O texto dissertativo tem como uma de suas características a impessoalidade. Evite o uso de primeira pessoa.
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |