Tendo em vista as inúmeras mudanças ocorridas ocorreram com a Primeira Revolução Industrial, esta iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII e que porventura se expandiu para o mundo anos depois, proporcionou-se proporcionando profundas alterações, tanto no meio social quanto econômico. Neste contexto, começaram a surgir os primeiros movimentos por mudanças referente às condições precárias de trabalho que, com o tempo(,) começaram a outorgar efeitos.
No Brasil, o trabalho livre e assalariado ganhou espaço logo após (a) abolição da escravidão em 1888, porém a política trabalhista brasileira toma forma somente depois da Revolução de 30, com a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Desde então, sabemos que em uma empresa, riscos trabalhistas são frequentes, dificultando a condução profissional perante a realização inadequada das rotinas trabalhistas, acarretando(,) assim, problemas à sua organização.
Torna-se uma tarefa difícil a compreensão das relações de trabalho em qualquer país sem as considerações, quiçá, sobre o que acontece no restante do mundo, já que este adquire um caráter formador e opressor, determinante da existência de seres humanos ou de sua posição desnecessária. Contudo, o sistema capitalista tornou as relações entre os homens relações entre coisas. Neste, troca-se objetos e força de trabalho.
Acredita-se que conhecer a melhor forma de operacionalizar tais relações pertinentes seria imprescindível, minimizando riscos que poderiam ocasionar problemas futuros à economia, até mesmo do país, impedindo(,) entretanto, a administração do cotidiano empresarial e das gestões de pessoas. Tais contribuições são necessárias para que a ligação entre empresa-empregado formule corretas aplicações profissionais e multidisciplinares, gerando estabilidades políticas na área trabalhista.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à coesão das construções frasais.
O texto aborda o tema proposto com coerência e senso crítico. No entanto é possível explorar melhor as possibilidades argumentativas trazidas pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |