No dia primeiro de maio vários países ocidentais, inclusive o Brasil, comemoram o dia do trabalho. Este(,) além de representar a luta por conquistas trabalhistas pelos brasileiros, restitui pautas à respeito do andamento das relações trabalhistas no país. A princípio, o marco para a determinação do dia do trabalho advém de uma greve geral dos parques industriais de Chicago (EUA) em 1886. As manifestações populares, como esta, também estiveram presentes no Brasil. Paralisações, lutas,revoltas,destruição de máquinas fizeram parte deste cenário. Após longo período de reivindicações(,) conquistas foram obtidas principalmente no governo de Getúlio Vargas em 1930, com a criação do Ministério do Trabalho e das Leis Trabalhistas. Estas implementações geraram inúmeros benefícios ao brasileiro até então, como a estabilização da aposentadoria. Entretanto diversas empresas têm procurado terceirizar seu empreendimento afim a fim de minimizar os gastos. Situação em pauta no Congresso Nacional com o projeto de lei n 4330/2004, que diz sobre a regulamentação da terceirização do trabalho no país e segue para discussão no Senado. Esta atitude(,) apesar de regulamentar a situação de diversos trabalhadores no Brasil(,) reduzirá os direitos e garantias destes com redução de salário e benefícios, ao considerar trabalhadores não terceirizados na mesma profissão com obtenção de melhores condições. Ao final, as relações trabalhistas estão rumo ao benefício do investidor, atualmente, e não do trabalhador que lutou por sua conquista. Faz-se necessário, então, intervir com medidas não apenas de redução de custos, mas também com a valorização do trabalhador,por meio da priorização à mão de obra qualificada, ao ressaltar a qualidade e não quantidade de trabalhadores , e investir na qualificação destes , assim ambições tanto do empregado quanto do empregador nao serão desfavorecidas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |