A partir da Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, os trabalhadores buscam ampliar seus direitos, obtendo muitas conquistas desde então. A comemoração do Dia do Trabalhador, 1º de maio, é uma delas. Que neste ano (a data) inicia no Brasil uma discussão calorosa no Congresso Nacional. (,) referente ao PL 4330.
O Projeto de LEi 4330 menciona a regulamentação da tercerização do trabalho no país, pretendendo maximizar os resultados empresarias. Esse projeto é um golpe bruto á à estrutura consquistada pelos trabalhadores, pois a maximização é obtida por meio de cortes nas despesas com direitos trabalhistas. Tal aprovação ocasionará a diminuição dos salários, benefícios e escassesz na segurança dos empregados terceirizados. Levando em conta que 4 em cada 5 mortos mortes por acidentes no trabalho acontecem com essa classe de funcionários, isso causa um dano a à sociedade brasileira que pagará impostos cada vez mais altos para suprir gastos excessivos do Estado com seguros e auxílios ao trabalhador.
A ampliação dos direitos trabalhistas só ocasionou benefícios para os empregadores e a econômia economia do Brasil. Aperfeiçoar a relação empresa-funcionário, de um modo coerente a ambos, não implica necessariamente em prejuízos financeiros a à empresa. Quanto maior a qualidade do ambientede (de) trabalho, maior a disposição para realização do serviço, o que resulta no crescimento da instituição e de seus empregados. Já diziam os povos antigos: "O ócio proporciona conhecimento.", conhecimento esse que melhora o desemprenho da empresa.
O PL quer expandir algo que necessita ser contido, pois ameaça as garantias dos trabalhadores. As instituições precisam ser atraentes para seus funcionários e não buscar afastá-los com a terceirização.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à coesão das frases, à grafia correta das palavras e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um raciocínio mais abrangente e crítico, que explore melhor as possibilidades argumentativas do tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |