Na era de antigamente as leis trabalhistas mudaram de lá para cá muito com o tempo, pois na época das indústrias o trabalhador ficava horas e horas no trabalho, ainda mais por ser cansativo e repetitivo. Questões trabalhistas requerem respeito a quem atua, o empregador precisa oferecer bons recursos ao empregado, com boas remunerações. Nisso, se compararmos a situação da lei trabalhista de antes ao século XIX(,) que sequer nem existia, percebemos que a dura realidade (que) às as pessoas que trabalhavam na área passavam, casos de acidentes como perda de membros, dilacerações ou outros fatos eram frequentes.
Hoje, existem empresas que dão auxílio médico, vale transporte, remuneração do salário, benéficios como INSS por exemplo, que foi um grande passo até os dias atuais. Porém, podemos também citar aqueles trabalhadores que dependem principalmente da terceirização, o que é muito ocorrido, e está sendo levado em debate no Congresso Nacional, ou seja, um projeto de lei que pretende regulamentar a terceirização do trabalho no Brasil, (.) imagina à a escola de nossos filhos sem professores, hospitais sem médicos, enfermeiros, uma construtora sem operários, todos substítuidos por profissionais com menos direitos e garantias.
E o conceito de terceirização se dá quando o trabalho de alguém é vendida vendido por um intermediário que nunca conheça*. Se o projeto for aprovado, o resultado será prejudicial a todos os brasileiros, pois os trabalhadores perderão seus direitos e garantias (conquistados) com anos de luta.
Quando falamos no trabalhador à há várias situações que podemos ver, daqueles que querem seus direitos, outros que passam por difíceis situações em debate, que estão sendo levados a à lei, e devemos sempre pôr esse assunto no dia - a - dia, propor movimentos sociais em reposta das às nossas reinvidicações, pois é disto que somos cidadãos e quem sabe chegaremos à a uma garantia melhor.
Comentários do corretor
* Como assim nunca conheça? Na terceirização, as empresas contratam mão de obra disponibilizada por outras empresas, mas em teoria todos os envolvidos são conhecidos. Atenção à leitura crítica da coletânea e interpretação do assunto.
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino), à coesão e coerência e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma superficial, sem o desenvolvimento de uma discussão mais abrangente e crítica, que utilize informações e elementos da coletânea como base de argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |