É correto afimar que o maior inimigo do homem não é ele mesmo, mas sim, a sua ignorância. Primariamente Primeiramente, deve-se observar por onde teve o ínico início da discursão discussão sobre liberdade de expressão e pôr esta concepção no presente. Em seguida, lembrar-se por qual motivo ela é importante, para então, obter uma conclusão plausível.
Sendo uma das maiores ânsias do homem, deve-se compreender que, a liberdade não possue possui um limite, ela é plena e muito clara até mesmo em seu significado. Tendo isto em mente, entende-se que os limites encontrados e ditados pela sociede - sim, eles existem - derivam de princípios criandos há muito, e que podem ser derivados da moral, religião, ou até mesmo dos princípios políticos. Bem como entende-se limites, não como armas de censura, mas sim como um meio para ditar aquilo que cara cada um encara como sendo certo ou errado.
Tanto é que existem limites para tudo, a via de por exemplo: para o cansaço, para exercícios fisicos ou dores - aí vê-se as pessoas que entram em coma -, e até mesmo sobre o humor; que leva as à pergunta que mais atormenta alguns humoristas, "Qual o limite do humor?"; desta forma, percebe-se que esses limites são bastantes pessoais.
Agora, levando em consideração o que ocorreu no escritorio do Charlie Hebdo. É ingênuo culpar a resvista apenas, afinal, ela é oficialmente satírica; bem como o significado do nome, ela serve para zombar, criticar e brincar com o seu tema alvo, não foi muito diferente do que aconteceu. E é também ingênuo culpar apenas o grupo extremista, afinal, segundo o que se entende da loica(?) deles, se você os ofende, é proibida a existência.
Para tanto, conclui-se que, para tudo há uma consequência, é algo que os filósofos mesmo discutiam na antiguidade. No entanto, não é por que porque um grpo apenas se ofendeu, que a liberdade de todo toda uma população deve ser comprometida. Liberdade é bom, e a apreciamos bastante, mas tem consequências, e por mais que não se concorde com elas, elas estão aí e deve-se conviver assim.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à omissão de letras, ao uso da crase, à acentuação, aos tipos de "porque" e à pontuação.
Os problemas gramaticais influenciaram no bom entendimento do texto, que aborda o assunto proposto, porém o faz de forma superficial e não crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |